Arquitetura parisiense
O que você sabe sobre a arquitetura parisiense? Com certeza já reparou nesses prédios clássicos e na regularidade que existe entre eles, como se formassem um único edifício, bem extenso. Mas você sabia que isso não é fortuito?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em 1850, Napoleão III - sobrinho e herdeiro do ex-imperador - declarou: “Paris est le coeur de la France. Mettons tous nos efforts à embellir cette belle cité”. Essa tarefa de renovar a capital francesa foi dada ao então préfet de la Seine, o baron Haussmann. Os trabalhos empreendidos foram gigantescos e duraram de 1853 a 1870, durante os quais mais de 170km de ruas e avenidas foram alargados, 60% dos prédios foram reformados, canais de água potável e de esgoto foram construídos, bem como prédios de prestígio e parques.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Hoje, pode-se encontrar os prédios haussmanniens em todos os arrondissements de Paris, especialmente naqueles cujas avenidas foram ampliadas no século XIX. Então, quais são as características reconhecíveis desses prédios?
1) Fachadas semelhantes, que seguem o mesmo estilo;
2) Quanto mais alto o andar, mais simples fica a fachada e o interior, ou seja, menor a gradação social dos habitantes;
3) A altura do prédio, de 5 ou 6 andares, varia de 12 a 20m, dependendo da largura da rua/avenida. Assim, as fachadas e até mesmo as sacadas têm um alinhamento harmônico;
4) Tetos cinzentos, feitos de zinco - muito eficazes contra as infiltrações de água.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre a arquitetura de Paris? Faça o teste